Fazendo da crítica um "Monstro"

Muitas pessoas quando recebem algum tipo de crítica reagem de maneira ineficaz e insatisfatória. Na verdade não são as críticas que nos afetam, mas a forma como reagimos a elas. Pode ser de uma forma em que nos tornamos magoados, ressentidos, com raiva ou deprimidos ou podemos responder de outra forma positiva, construtiva e de aprendizado.
Às vezes, parece ser mais fácil levar a crítica para o “lado pessoal” ou exagerar em sua importância. Agora pense: O quanto isso é eficaz? Este comportamento está de acordo com seus sonhos e objetivos? Isso faz você agir de forma sensata?
Então pergunte-se: Você vem evitando situações que possam te expor às críticas? Isso te limita de alguma forma? Como você se sente quando recebe uma crítica? Como reage a ela? Como sua vida melhorará quando você reagir de maneira eficaz a qualquer crítica? O que ganha com isso? O que isso te traz? Por que isso é importante para você?
Pessoas que não reagem bem às críticas se sentem arrasadas por se associarem a elas, isto é, as “interiorizam”. Imaginam que o significado da crítica é negativo e assim vai para dentro de seu peito como uma flecha machucando muito.
Se você tem reagido dessa forma à crítica, você pode desenvolver aqui e agora uma estratégia positiva para lidar com isso. Basta assumir uma nova postura, um novo significado sobre a crítica: “Toda crítica é uma oportunidade de crescimento”.
As diferenças primordiais de quem já sabe lidar bem com a crítica para quem ainda não, são: Diante da crítica se perguntam: “O que posso aproveitar disso que estou ouvindo?”
Examinam se há uma informação útil na crítica que estão recebendo e usam isso a favor de si mesmo e de seus objetivos.
Sentem-se muito bem quando estão examinando se há uma informação útil na crítica que poderá ajudá-las a fazer melhor no futuro.
Elas mantém um sentimento de indulgência, boa vontade e empatia com a pessoa que está criticando mantém sua auto-estima inabalada diante da crítica e não sentem necessidade de “contra-atacarem”. Vêem realmente a crítica como uma oportunidade. 
Essas pessoas vêem a si próprias dissociadas da crítica, fazendo aquilo pelo que estavam sendo criticadas, vêem “a diante”, “exterior a ela”, “à sua frente”, como quem se vê em uma tela de cinema, colocam-se longe dela para avaliar a mesma e seu conteúdo.
Tiram o melhor daquilo que concordam para seu desenvolvimento e descartam o que não lhe serve, sem mágoas ou ressentimentos.
Busque exercitar o distanciamento, a análise construtiva e uma percepção de oportunidade diante da crítica, essas são habilidades humanas, mas é necessário treiná-las. 

Aprender a lidar com críticas melhora relacionamentos e desempenho profissional, além de manter a auto-estima elevada. Isso só depende de você.

 Flávio Souzaé Trainer Coach da Você Vencedor Soluções Empresariais, formador de coaches da International Coaching Community (ICC – Inglaterra), conferencista Internacional, especialista em Programação Neurolinguística e referência em coaching executivo e de equipes no Brasil
Fazendo da crítica um "Monstro" Fazendo da crítica um "Monstro" Reviewed by Ezequiel Ramalho Gomes on agosto 22, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário!