Home
/
As 12 melhores universidades do mundo
/
CRISTÃO
/
Harvard
/
Oxford
/
Princeton
/
reforma protestante
/
suas raízes cristãs
/
Yale
/
As melhores universidades do mundo e suas raízes cristãs
As melhores universidades do mundo e suas raízes cristãs
Seria a fé religiosa um empecilho ao desenvolvimento da ciência?
As melhores universidades do mundo e suas raízes cristãs
As melhores universidades do mundo foram fundadas por cristãos, sendo várias delas criadas como instituições com fins de educação religiosa. Esse fato é uma constatação empírica que vai contra a tese de que a fé religiosa seria um empecilho ao desenvolvimento da ciência. Segue abaixo a lista das doze melhores universidades do mundo na atualidade, segundo os três principais rankings internacionais, junto com o país e o número de ganhadores do Prêmio Nobel vinculados a cada universidade [1,2].
As 12 melhores universidades do mundo
1 Harvard (EUA, 47 prêmios Nobel)
2 MIT (EUA, 78 prêmios Nobel)
3 Cambridge (Reino Unido, 89 prêmios nobel)
4 Caltech (EUA, 33 prêmios Nobel)
5 Oxford (Reino Unido, 48 prêmios Nobel)
6 Stanford (EUA, 27 prêmios Nobel)
7 Princeton (EUA, 36 prêmios Nobel)
8 Chicago (EUA, 87 prêmios Nobel)
9 Yale (EUA, 49 prêmios Nobel)
10 Columbia (EUA, 82 prêmios Nobel)
11 Berkeley (EUA, 51 prêmios Nobel)
12 Imperial College (Reino Unido, 15 prêmios Nobel)
Vejamos mais de perto as raízes religiosas dessas doze universidades. Nove delas são americanas, estando seis localizadas na Costa Leste e três na Costa Oeste. As outras três são britânicas. As duas primeiras colocadas do ranking, Harvard e MIT, estão localizadas no estado de Massachusetts, fundado por colonizadores cristãos puritanos. A Universidade de Harvard foi criada em 1636 pelo governo de Massachusetts para a formação de pastores puritanos. É a universidade mais antiga dos EUA e seu primeiro financiador foi o pastor puritano John Harvard. Já o Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT foi idealizado e fundado em 1861 pelo cristão unitariano William Barton Rogers para o ensino tecnológico.
Oxford e Cambridge, localizadas na Inglaterra, estão entre as universidades mais antigas do mundo, que foram criadas como instituições vinculadas à Igreja Católica. Oxford começou suas atividades no século XI dentro da igreja de St. Mary. Várias ordens religiosas católicas mantiveram as casas estudantis durante os primeiros séculos da instituição. O primeiro 'college' de Oxford foi fundado em 1249 por William de Durham, membro do clero católico. Oxford hoje está vinculada à Igreja Anglicana, e as igrejas de St. Mary e Christ Church são usadas pela universidade para cerimônias religiosas. Cambridge foi fundada em 1209 por estudantes católicos dissidentes de Oxford. Seu primeiro 'college' foi fundado em 1284 pelo bispo católico Hugo de Balsham. A terceira instituição inglesa do ranking é o Imperial College, originado de um seminário católico criado em 1447 pelo Cardeal John Kempe, Arcebispo de York, e no século XIX se tornou uma escola de agricultura integrante da Universidade de Londres.
No século XIX, foram criadas Caltech, Stanford e Berkeley, localizadas na Califórnia. O Instituto de Tecnologia da Califórnia - Caltech foi fundado em 1891 em Pasadena pelo cristão universalista Amos Throop, que também fundou uma igreja universalista na mesma cidade. O pastor James Tuttle foi o primeiro a comandar a instituição, que foi criada também com a intenção de proporcionar o ensino teológico. Já a Universidade de Stanford foi fundada em 1885 pelo casal protestante Leland e Jane Stanford. A Igreja Memorial de Stanford, onde são realizadas cerimônias religiosas, está localizada no centro do campus e a universidade possui um programa de estudos religiosos. A Universidade da Califórnia em Berkeley tem sua origem nos esforços dos pastores congregacionalistas Henry Durant e Samuel Willey. Eles fundaram em 1853 a Academia de Contra Costa, um colégio cristão secundário, que passou a ser uma instituição de educação superior em 1855. Mais tarde essa instituição se juntou a outras para formar a Universidade da Califórnia.
A Universidade de Princeton foi fundada em 1746 por sete presbiterianos liderados pelo pastor William Tennent, a partir do Log College, um seminário teológico presbiteriano criado em 1726 pelo próprio Tennent. A Universidade de Chicago foi fundada em 1856 como uma instituição de ensino batista que faliu e foi reerguida em 1890 pela Sociedade de Educação Batista Americana, com auxílio financeiro do magnata do petróleo John Rockefeller, um batista fervoroso.
A Universidade de Yale foi fundada em Connecticut em 1701 por um grupo de 10 pastores congregacionalistas liderados pelo pastor James Pierpont, para a formação de pastores. Seu primeiro reitor foi o Reverendo Abraham Pierson. A Universidade Columbia foi fundada em 1754 na cidade de Nova Iorque pelo Rei George II. Após calorosas discussões sobre qual deveria ser a afiliação religiosa da nova universidade, começou suas atividades dentro das instalações da Igreja da Trindade, em Manhattan, oficialmente afiliada à Igreja Anglicana, mas com liberdade religiosa para outras denominações cristãs.
[1] Este ranking é uma ponderação dos três mais importantes rankings internacionais de universidades - ARWU, THE e QS. O ranking completo está disponível no site:http://metauniversityranking.com/worlds-top-50-universities-metascore
[2] A compilação do número de laureados com o Prêmio Nobel vinculados a cada universidade está disponível no site:http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_university_affiliation
Texto escrito por Fábio Bittencourt, em outubro de 2013.
As melhores universidades do mundo e suas raízes cristãs
Reviewed by Ezequiel Ramalho Gomes
on
janeiro 16, 2017
Rating: 5
Yale
Nenhum comentário
Deixe seu Comentário!