COMO É O DIABO?



Todo ano, em 31 de outubro, temos algum tipo de noção de como pensamos que o diabo se parece. Afinal, crianças e adultos se vestem com roupas vermelhas brilhantes, com uma cauda, chifres e lança de três pontas.

Mas o diabo realmente parece ser tão ridículo?

Neste artigo, veremos quem é o diabo, o que as Escrituras têm a dizer sobre ele e alguns conceitos errados sobre sua aparência física que testemunhamos ao longo da história.

Terminaremos a discussão sobre se nós, como cristãos, devemos temer o Pai da Mentira, ou se podemos ter confiança em nosso relacionamento pessoal com o Senhor.


Quem é o diabo?

Um dos primeiros personagens que encontramos nas Escrituras e nas lições da escola dominical é o diabo. Nós o encontramos pela primeira vez em Gênesis 3 na forma de uma serpente, mas sua história se passa muito antes disso. 

Primeiro, antes de identificá-lo, temos que resolver a questão: ele é real? Se sim, como sabemos?

De fato, 40% dos cristãos acreditam que o diabo é um símbolo e não um ser real. Afinal, se ele não existe, além do que as Escrituras dizem, por que precisamos saber alguma coisa sobre ele?

Sabemos que ele existe. Dr. Hal Cauthron explica que a própria existência do mal aponta para um originador ou perpetrador do mal. Também podemos apontar casos em que as pessoas foram possuídas por demônios, tornando servos do diabo. As pessoas ignoram isso ou alegam que a pessoa tem uma doença mental, mas temos que analisar o que as Escrituras dizem sobre Satanás. 

Se as pessoas não acreditam na existência do diabo e ignoram as evidências empíricas (possessão demoníaca, opressão demoníaca etc.), Satanás pode fazer o que bem entender. 
Como alguém que já teve a experiência algumas vezes no atendimento a alguém com possessão demoníaca, admito com o tremor de um cristão, é uma experiência amedrontadora. Oramos e o espírito maligno deixou-a. Mas somente como resposta ao Nome de Jesus, o espírito maligno teme ao nome de Jesus (a propósito, eles odeiam o nome Jesus), as tentativas do espírito de dissuadir nossas orações e nos cansar quando estamos orando por alguém que sofre uma possessão demoníaca é um fato. Não posso negar o tremor que senti.  Então, se o diabo existe, o que ele pode fazer, além de possuir pessoas ou enviar demônios para possuí-las? 

Nós sabemos que ele engana. Ele tenta afastar alguém do caminho da justiça e do verdadeiro conhecimento e relacionamento com Deus. Ele finalmente sabe que sofrerá um destino ardente no final dos tempos e quer arrastar o maior número possível de pessoas com ele. 

Mas vamos mergulhar no que as Escrituras dizem explicitamente sobre o diabo, também conhecido como satanás.  

Onde a Bíblia fala sobre o diabo e Satanás?

As escrituras têm uma infinidade de passagens e versículos sobre o diabo. Destacaremos alguns seletos do Antigo e do Novo Testamento. 

1 Pedro 5: 8 - “Seja sóbrio; seja vigilante. O seu adversário, o diabo, ronda como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.

Satanás, o nome do diabo, tenta ativamente nos destruir. Ele ronda. Ele persegue. Se tivesse a oportunidade, ele derrubaria todos nós, sem perguntas. 

2 Coríntios 11:14 - “E não é de admirar, pois até Satanás se disfarça como um anjo de luz.”

O diabo se disfarça. Ele quer parecer uma coisa boa, uma meia-verdade, algo para apaziguar nossas tentações. Dessa forma, confiamos nele e nos tornamos vulneráveis ​​a ele.

Isaías 14: 12-15 - “Como caíste do céu, ó Estrela do Dia, filho da Aurora! Como você é derrubado no chão, você que derrubou as nações! Você disse em seu coração: 'Subirei ao céu; acima das estrelas de Deus colocarei meu trono no alto; Eu sentarei no monte da assembléia nos confins do norte; Subirei acima das alturas das nuvens; Vou me fazer gostar do Altíssimo. Mas você é levado para o Sheol, para os confins da cova.

Esta passagem de Isaías discute a queda de Satanás do céu. Satanás costumava ser um anjo no céu, mas o orgulho o consumia. Ele queria a adoração que o Senhor recebeu e convenceu um terço dos anjos a segui-lo e ser expulso do céu. 

Apocalipse 19:20 - “E a besta foi capturada, e com ela o falso profeta que em sua presença havia feito os sinais pelos quais ele enganou aqueles que receberam a marca da besta e aqueles que adoravam sua imagem. Estes dois foram jogados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Como afirmado nesta passagem, o diabo encontrará um fim ardente. Ele sabe disso. Ele teme isso. E ele fará qualquer coisa ao seu alcance para evitar isso. 

Como é o diabo?

Agora que sabemos um pouco sobre o diabo, sabemos como ele é? Ele se parece com os trajes de Halloween que vemos, ou algo completamente diferente?

As escrituras pintam várias figuras diferentes de satanás. No jardim, ele assume a forma de uma serpente. A Bíblia também diz que ele se disfarça de anjo de luz, algo que imaginamos parecer agradável aos olhos. 

Quando Satanás tenta Jesus no deserto em Mateus 4, como outros anjos, ele pode assumir a forma de um homem. 

Com todas essas imagens em mente, podemos supor que Satanás pode mudar para se adequar a uma forma que agrada mais às tentações de alguém ou que não necessariamente envia sinais de alarme na cabeça. Se ele aparece como um anjo de luz e persegue como um leão, ele se disfarçará.

A maioria de nós, se não todos, pode não ter encontrado sua verdadeira forma - se ele tem uma verdadeira forma. Por ser um enganador, ele assumirá diferentes aparências. 

Quais são alguns equívocos sobre a aparência de Satanás?

Sem dúvida, parece bobagem que ele desfilasse com um forcado ou com chifres vermelhos, pois isso alertaria imediatamente todos na vizinhança do fato de que: “Ei, eu sou o diabo". Você provavelmente não deveria ouvir nada do que eu digo.

Mas de onde veio esse equívoco? 

Podemos apontar para uma série de textos medievais que perpetuam a imagem maligna do diabo. O Codex Gigas, um dos mais famosos, mostra o diabo com chifres vermelhos, rosto verde, garras vermelhas, dentes afiados e duas línguas. O mito em torno deste livro incluía a ideia de que o monge que copiou essa tradução fez um acordo com o diabo em troca da capacidade sobrenatural de concluir o projeto em uma quantidade extraordinária de tempo. Em troca, o diabo supostamente consagrou sua imagem neste documento. 

Podemos ver várias representações ao longo da história,  especialmente na Idade Média (a maioria das imagens deste artigo não é perturbadora, mas lida a seu próprio critério), que muitas vezes o descrevem como grotesco, assustador ou perturbador. Ao olhar para isso, podemos esquecer que Satanás provavelmente se embeleza.
Ele quer parecer algo bom e agradável. Dessa forma, ele pode nos enganar ainda mais. 

Os cristãos devem se preocupar com o diabo?

A ideia de que Satanás e seus exércitos vagam pela terra e sitiam as almas pode assustar os cristãos. Mas precisamos ter em mente que, se temos o Espírito Santo residindo dentro de nós, Satanás e seus demônios não podem nos possuir.

Como o Espírito Santo vive dentro de nós, temos um poder incrível para expulsar demônios e resistir à tentação, enquanto confiamos no Senhor. 

Deveríamos "nos preocupar" com ele, no sentido de que, se negarmos ou subestimarmos sua existência, correremos o risco de permitir que ele faça o que bem entender no mundo. Mas sabemos antecipadamente como ele alcançará seu fim, e seu reinado na Terra será abreviado.

Então, não, Satanás não carrega um garfo ou tem chifres vermelhos (pelo menos, na maioria dos casos, não achamos que esse seja o caso). Ele gosta de operar disfarçado. O diabo se disfarça como um anjo de luz e tentará devorar toda e qualquer pessoa antes que ele encontre seu destino durante os Dias Finais. 

Como cristãos, possuímos um poder incrível porque o Espírito Santo vive dentro de nós. Embora não precisemos temer o diabo ou seus demônios, precisamos saber como eles operam no mundo. 

COMO É O DIABO? COMO É O DIABO? Reviewed by Ezequiel Ramalho Gomes on julho 23, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário!