Cuidado com o que você fala


Existem muitas coisas que as pessoas falam constantemente e não param para pensar o que realmente estão dizendo e como estão interferindo negativamente em suas próprias vidas e em tudo que está ao redor.
O ser humano é um ser lingüístico, isso é, funciona de acordo com sua linguagem. Isso tem conseqüência em todos os resultados que obtemos nas diversas áreas de nossas vidas.
Somos mais direcionados na vida pelo que falamos do que podemos imaginar e não estamos apontando somente o que dizemos da boca para fora, mas também o que falamos no íntimo de nossa  cabeça sem dizer aos outros através de nosso diálogo interno.
Portanto tome cuidado com a palavra “NÃO”, a frase que contém “não”, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela apagando em nosso cérebro a palavra “não” da fraseapagando a palavra ", quietas noa nossa cabeça.a para fora, mas tambivo, no que voc. O “não” existe apenas na linguagem (frase), mas não existe na experiência (representação mental). Por exemplo, pense em não... vem alguma coisa à sua mente?
Agora, se eu pedir para você não pensar na cor vermelho, o que lhe vem à cabeça? Não pense na cor vermelho e veja o que vê... Ouça o que ouve... Sinta o que sente... Pedi para não pensar na cor vermelho; o que aconteceu? Talvez você tenha pensado justamente na cor vermelho. Como pode isso acontecer?
Para entendermos precisamos responder a pergunta: O que é a palavra não? Ela é uma abstração. O “não”, por si, não diz nada, logo o cérebro se fixa no que vem depois da palavra não. Assim, ”Não pense na cor vermelho”, fica representado no cérebro: “Pense na cor vermelho”.
A linguagem mais rápida, clara, focada e que obtém melhores resultados é a linguagem afirmativa ao contrário da linguagem negativa, isso é, dizer o que deve ser feito e não o que não deve ser feito, dizer o que se quer ao invés de se dizer o que não se quer.
Muitas pessoas acabam focando no que não querem e conseguindo exatamente isso, pois a mente vai atrás do que focamos. Há inúmeras pessoas que afirmam que não querem ser pobres, não querem ser depressivas, não querem ser inseguras, etc. Com este tipo de afirmação, fornecem ao cérebro a imagem do que não querem (e é isso que acabam conquistando em suas vidas).
Para que nosso cérebro possa entender e processar uma informação como "Eu não quero fracassar", ele primeiro necessita de uma imagem do que não se quer (fracassar) para então negá-la. Seu foco fica prezo ao fracasso, justamente o que não quer.
É como quando se diz a uma criança "Não deixe cair este copo" e então ela o derruba, pois para que ela entendesse a mensagem, precisou representar internamente aquilo que não deveria fazer.
Portanto, é melhor nos dirigirmos às coisas que queremos (Por exemplo: "Eu quero ser feliz, seguro, etc." e, no caso da criança, "Segure o copo com cuidado").
Lembre-se sempre: o uso de uma linguagem negativa então provoca o comportamento que se quer evitar, os seus resultados vão ser o contrario do que se quer. Isso é altamente ineficaz na busca de resultados positivos, então aprenda a focar no positivo, no que você quer. Isso só depende de você! Muita felicidade e sucesso em sua vida!
Flávio Souzaé Trainer Coach da Você Vencedor Soluções Empresariais, formador de coaches da International Coaching Community (ICC – Inglaterra), conferencista Internacional, especialista em Programação Neurolinguística e referência em coaching executivo e de equipes no Brasil


Cuidado com o que você fala Cuidado com o que você fala Reviewed by Ezequiel Ramalho Gomes on agosto 29, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário!