As Aflições do Tempo Presente


Aflições na natureza 

Resultado de imagem para amazõnia desmatamento
"Os céus são os céus do Senhor; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens" (SI 115.16). Não há que se negar que a humanidade caminha para a beira de um colapso no tocante à natureza. A poluição, desmatamentos e outros fatores têm agravado os riscos ambientais em nossos dias. O homem tem se mostrado irresponsável pela administração da terra que lhe foi dada.




Uma das maiores riquezas que o Brasil tem é, sem dúvida, a Amazônia. Esta vem sendo devastada de tal forma que os impactos do desmatamento podem ser definidos como a perda de biodiversidade, a redução da ciclagem da água (e da precipitação) e contribuições para o aquecimento global. Dados fornecidos pelo INPE indicam que, em novembro e dezembro de 2011, a área degradada na Amazônia brasileira aumentou de 135 km2 para 218 km2. 

A pesquisa aponta que "em 23 anos, o processo de destruição da floresta (desmatamento total e degradação grave) já amputou 35% da floresta, aproximando-se da previsão, que parecia apocalíptica nos anos 1980, de que a floresta amazônica poderia desaparecer em 50 anos" (Jornal O Globo, 4/2/2012). 

Basta dizer que a variedade de organismos vivos em um determinado ambiente (biodiversidade) está sendo comprometida pela inserção de novas espécies em ambientes que lhes são estranhos, contaminação do solo e desmatamentos. Não é a toa que a natureza demonstra seus transtornos de forma tão vivida. 

Cremos que haverá um novo céu e uma nova terra, e essa promessa bíblica a cada dia deve se tornar mais vivida em nossa mente. Contudo, isso não nos isenta de cuidar, hoje, do que temos em nossas mãos.

Vencendo as Aflições da vida, Alexandre Coelho
As Aflições do Tempo Presente As Aflições do Tempo Presente Reviewed by Ezequiel Ramalho Gomes on outubro 11, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário!