Dia das mães em diferentes culturas

Por Vanessa Oliveira

Você sabia que, segundo uma estimativa da UNICEF, aproximadamente 395 mil bebês nasceram no mundo no dia 1º de janeiro deste ano? Que riqueza imaginar quantas mulheres tornaram-se mães ou tiveram a família aumentada com a chegada de tantas crianças em um só dia!

Dia das mães no Brasil

No Brasil, a primeira comemoração do dia das mães aconteceu em 1918, mas a data só se tornou oficial quatorze anos depois, após uma solicitação de senhoras lideradas por Alice Toledo Tibiriçá. Como consequência, o presidente Getúlio Vargas, decretou: “O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para o seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

Dia das mães pelo mundo

Indonésia
O dia das mães na Indonésia é comemorado no dia 22 de dezembro, data em que ocorreu o Primeiro Congresso Indonésio das Mulheres, 1928. A data é destinada a celebrar as contribuições das mulheres no país, além de ser feriado nacional.

França
Na França o feriado foi criado para homenagear as mulheres que perderam filhos na Primeira Guerra Mundial. Acontece sempre no último domingo de maio, exceto quando coincide com o dia de pentecostes.

Estados Unidos
Como comemoração a este dia, nos Estados Unidos, as igrejas são enfeitadas com cravos brancos, em homenagem às mães falecidas e vermelhos, às mães vivas. Nas escolas e em casa as crianças têm o costume de confeccionar cartões como presente.

Tailândia
Na Tailândia o dia das mães é, propositalmente, no mesmo dia do aniversário da rainha do país, como forma de promovê-la como mãe do povo e destacar a presença da família real. Neste dia são feitos grandes desfiles e shows nas cidades, além de comemorações em casa.

Coreia do Sul
No país a comemoração para pais e mãe são unificadas, acontecem no dia 8 de maio. Como homenagem aos pais, as crianças confeccionam cravos artesanais decorados e os presenteiam como broche para uso em vestimentas, seguindo o costume americano: branco para pais falecidos, rosa para quando somente um está vivo e vermelho para quem tem ambos vivos.

E você, como comemora o dia das mães?

Leitura recomendada:



Dia das mães em diferentes culturas Dia das mães em diferentes culturas Reviewed by Ezequiel Ramalho Gomes on maio 08, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário!