O Nome “Jesus”




Em Mateus 1:18-25 e Lucas 1:26-38, lemos do anúncio angélico do nascimento do Filho de Deus encarnado.

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. Mateus 1:18-25


E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lucas 1:26-38

 Gabriel diz a José e Maria que o nome da criança concebida pela virgem será “Jesus” (Iesous), “porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). “Jesus” significa “Jeová salva”. O mesmo significado do nome de Josué, líder do Israel do Antigo Testamento, filho de Num (Josué 1:1). 


Ele foi um tipo de Cristo no fato dele ter conduzido Israel à terra prometida (Hebreus 4:8). O nome Jesus enfatiza a obra salvadora do Deus-homem; ele fala do seu objetivo ministerial. Jesus é o único Redentor dos eleitos de Deus, igualmente do Antigo como do Novo Testamento (Romanos 3:21-31). 

Ele é o único caminho para o Pai ( João 14:6); ele é o “salvador do mundo” ( João 4:42; 1 João 4:14). Interessantemente, os cristãos na igreja primitiva deram testemunho de Jesus como Salvador quando eles usaram o sinal do “peixe” como um sinal de reconhecimento. 

As letras da palavra grega para “peixe” (ichthus) formam um acrônimo: 

“Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
Fonte:  Cristo, o Mediador, W. Gary Crampton, Th.D., pag. 13   


O Nome “Jesus” O Nome “Jesus” Reviewed by Ezequiel Ramalho Gomes on agosto 04, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário!