Ser uma carta aberta, um desafio do cristão

A sua vida tem sido um exemplo para seus amigos e amigas? As pessoas no seu meio de convívio dizem o que a seu respeito? Deus nos ajude! O apóstolo Paulo escreve à igreja de Corinto:

"Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;" 2 Coríntios 3:1-4

Se todas as pessoas tratassem as palavras de Paulo como uma cartilha, sem dúvida alguma, não estaríamos vivendo uma época de tanto descrédito no mundo evangélico. Digo isto, pois, as atitudes mais bizarras são tomadas por líderes que negligenciam as sagradas escrituras. 


Porque disso? Desprezam o poder influenciador que carregam consigo. Aliás, o que é influência?

Existe pelo menos 3 tipos de influência.

1. Do meio sobre o homem.
2. De um objeto sobre outro.
3. De um Homem sobre seus pares.

Do meio sobre o homem - O ser humano conforme os pensadores ensinam é fruto do meio em que cresce, convive e se estabelece. Nós existimos, antes de escolhermos a nossa essência. É por isso que o meio prisional hoje não pode restaurar os indivíduos. O ambiente carregado de ódio, falta dignidade humana, ao final disso o produto são homens revoltados, odiosos, com uma essência maldosa e vazia.   

De um objeto sobre outro
 - Os astrônomos, observando o comportamento peculiar do planeta Urano, deduziram que ele deveria estar sob a influência de outro planeta. Assim convencidos, eles apontaram o grande telescópio na direção correta e descobriram o planeta Netuno. 

De um Homem sobre seus pares - 
O homem é influenciador. Tem esse poder que lhe é nato. Alguns sabem disso e usam muito bem. Outros desconhecendo, se furtam a esse privilégio. Como o próprio nome já diz: "a influência de um Homem sobre seus pares". Exemplificarei com o ícone, Martinho, que fez diferente, escolheu fazer diferente, e não negou seu chamado se entregando às propostas maléficas daquela época. Lutero exerceu um papel fundamental sobre a educação, e seus educadores, que hoje são colhidos os seus frutos:
  
“Quando a escola progride, tudo progride” 


"Martinho Lutero nasceu em 1483 em Eisleben, norte da Alemanha. Seus pais queriam que fosse advogado,mas ele procurou formação num mosteiro em Erfurt. Aos 25 anos, foi para a Universidade de Wittenberg, onde se formou em estudos bíblicos. Numa viagem a Roma, ficou escandalizado com os costumes do clero. Ao voltar, iniciou carreira de professor e pregador, sob proteção do príncipe Frederico, o Sábio.
Em 1517, Lutero publicou suas 95 teses teológicas. Quatro anos depois foi excomungado pelo papa Leão X e reafirmou suas convicções perante os governantes alemães, na Dieta (reunião parlamentar) de Worms, de onde saiu proscrito.
Após um ano refugiado, sob proteção de amigos, retomou a vida religiosa em Wittenberg. Em 1525, casou-se com a ex-freira Katherina von Bora. Nas duas últimas décadas de vida, ganhou prestígio popular, enquanto o apoio dos governantes variava com as circunstâncias. Em 1546, morreu durante visita a sua cidade natal. 
Movido pela indignação e pela discordância com os costumes da Igreja de seu tempo, o monge alemão Martinho Lutero foi o responsável pela reforma protestante, que originou uma das três grandes vertentes do cristianismo (ao lado do catolicismo e da Igreja Ortodoxa). O nascimento do protestantismo teve profundas implicações sociais, econômicas e políticas. 
Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. Seus reflexos se estenderam pelo Ocidente e chegam aos dias de hoje. 
A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero.

Ilustrando, certa manhã, às oito e vinte, um relógio da vitrina de um joalheiro parou por meia hora. Os habitantes daquela cidadezinha pouco imaginavam o quan­to confiavam naquele relógio, até que foram por ele iludidos. 

Os passageiros perderam o trem, porque ao passarem junto ao mostruário do joalheiro, o relógio indicou que ainda faltavam vinte minutos para o trem das 8:40hs. par­tir. 

As crianças chegaram tarde à escola. Quando viram a hora, acharam que ainda tinham quarenta minutos, e assim puseram-se a brincar. 

Empregados estenderam a conversa quando viram que faltava bastante tempo para a fábri­ca abrir, e chegaram atrasados. 

Por ter o relógio parado apenas meia hora naquele dia, houve muita confusão na cidadezinha. Quer conscientemente, quer não, a vida de todo cristão deve exercer in­fluência naqueles que o cercam. 

A Influência, vista sob a perspectiva de Jesus é a força moral ou espiritual, poder ou capacidade, que têm um efeito sobre uma pessoa ou condição. O mestre em sociologia mostrará isto em várias oportunidades fazendo uso de metáforas:

a.  Sal – Mateus 5:13


b.  Luz – Mateus 5:14-16


c.  Fermento – Mateus 13:33


O apóstolo Paulo, com referência a influência, volta a usar a metáfora para ensinar sobre tal poder:


Que Deus nos ajude!Que possamos ser uma influência para as pessoas. Pois está é a vontade do Senhor. Sempre penso e em meus passos o que faria Jesus? Sou uma testemunha dele com aquilo que faço? A maneira que trato as pessoas eu posso dizer: "Sou uma carta aberta aos homens". Somos representantes Dele. Devemos ser melhores dia após dia.

Concluo com esse Poema:

O Evangelho Segundo Você
Há um Evangelho segundo Mateus; Marcos; Lucas, e João também.
Há outro evangelho que muitos estão lendo…
O Evangelho segundo você.
Todos os ensinamentos que encontramos na Bíblia
São fatos que sabemos ser verdade;
Você deve vivê-los para torná-las o Evangelho…
O Evangelho segundo Você.
Muitos não leem as palavras da Bíblia;
Vou lhe dizer o que alguns deles fazem…
Eles estão lendo o livro que você está escrevendo…
O Evangelho segundo você.
Há grande poder na pregação do evangelho
A Bíblia ensina que isso é verdade.
Mas o sermão mais provável de influenciar os outros
É o Evangelho segundo você.
Deus nos ajude a ser fiel a Jesus…
Viver todos os Seus ensinamentos, tão verdadeiros,
Para que todos possam ver o Seu Espírito
No Evangelho segundo Você.
Você está escrevendo um evangelho, um capítulo a cada dia;
Por coisas que você faz; por coisas que você diz.
Outros leem este evangelho, seja infiel ou verdadeiro!
Diga! O que é o Evangelho segundo você?  

Pense nisso!



Ser uma carta aberta, um desafio do cristão Ser uma carta aberta, um desafio do cristão Reviewed by Ezequiel Ramalho Gomes on agosto 06, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário!